quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A importância da leitura...

A leitura tem importância fundamental na vida das pessoas. A necessidade de muita leitura está posto entre todos, haja vista, que propicia a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do conhecimento, assim como, pode constituir-se em fonte de entretenimento.
Para uns, atividade prazerosa, para outros, um desafio a conquistar. Urge compreender que a técnica da leitura garante um estudo eficiente, quando aplicada qualitativamente.
O que é ler? Qual a importância da leitura? Quais procedimentos práticos para uma leitura eficiente? Questões óbvias, que pela sua evidência pouco são problematizadas. Etimologicamente, ler deriva do latim “lego/legere”, que significa recolher, apanhar, escolher, captar com os olhos. Nesta reflexão, enfatizamos a leitura da palavra escrita.
No entanto, entendemos que a leitura, para atender o seu pleno sentido e significado, deve, intencionalmente, referir-se à realidade. Caso contrário, ela será um processo mecânico de decodificação de símbolos. Logo, todo o ser humano é capaz de ler e lê efetivamente. Destarte, tanto lê o conhecedor dos signos lingüísticos/gramaticais, quanto o camponês, “não letrado”, que, observando a natureza, prevê o sol ou a chuva.
É mister, primeiramente, frisar que a leitura é mutíssimo importante, pois amplia e integra conhecimentos, abrindo cada vez mais os horizontes do saber, enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação, disciplinando a mente e alargando a consciência.
Investigações atestam que o sucesso nas carreiras e atividades na atualidade, relacionam-se, estreitamente, com a hábito da leitura proveitosa, pois além de aprofundar estudos, possibilita a aquisição dos conhecimentos produzidos e sistematizados historicamente pela humanidade.
O objetivo maior ao proceder à leitura de uma determinada obra consiste em aprender, entender e reter o que está lendo. Por conseguinte, inquestionavelmente, a leitura é uma prática que requer aprendizagem para tal e, sem sombra de dúvida, uma atividade ainda pouco desenvolvida. Neste particular, a leitura não é simplesmente o ato de ler. É uma questão de hábito ou aprendizagem.
Além do incentivo e à promoção de espaços permanentes de leitura é preciso criar o prazer para este ofício. O deleite advindo da leitura não se conquista num passe de mágica, espontaneamente. Requer opção, atitudes coerentes e pertinentes ao objetivo proposto. Não importa tanto o quanto se lê, mas como se lê. A leitura requer atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise e síntese; o que possibilita desenvolver a capacidade de pensar.
Indubitavelmente, é preciso saber ler, ler muito e ler bem. Considerando apropriações de estudos realizados com o intuito em aperfeiçoar o hábito de leitura, elencamos alguns aspectos e/ou habilidades que julgamos pertinentes, nesta perspectiva:
1º - Ler com objetivo determinado, isto é ter uma finalidade. Saber por que se está lendo;
2° - Ler unidades de pensamento e não palavras por palavras. Relacionar idéias;
3º - Ajustar a velocidade (ritmo) da leitura ao assunto, tema e/ou texto que está lendo:
4º - Avaliar o que se está lendo, perguntando pelo sentido, identificando a idéia central e seus fundamentos;
5º - Aprimorar o vocabulário esclarecendo termos e palavras “novas”.O dicionário é um recurso significativo. No entanto, palavras-chave, analisadas no contexto do próprio assunto em que são usadas, facilita a compreensão;
6º - Adotar habilidades para conhecer o livro, isto é, indagar pelo que trata determinada obra;
7º - Saber quando é conveniente ou não interromper uma leitura, bem como quando retomá-la;
8º - Discutir com colegas o que lê, centrando-se no valor objetivo do texto, visto que o diálogo é a condição necessária para a indagação, para a intercomunicação, para a troca de saberes.
9º - Adquirir livros que são fundamentais (clássicos), zelando por uma biblioteca particular, assim como, freqüentar espaços e ambientes que contenham acervo literário, por exemplo, bibliotecas;
10º - Ler assuntos vários. Não estar condicionado a ler sempre a mesma espécie de assunto;
11º - Ler muito e sempre que possível; e.
12º - Considerar a leitura como uma atividade de vida, não desenvolvendo resistências ao hábito de ler.
As orientações supracitadas terão efeitos promissores, se observadas efetivamente, na prática, do contrário, não passam de mero palavreado. A leitura eficiente, depende de método.
No entanto, incontestavelmente, o método está na dependência de quem o aplica. Não bastam somente boas intenções. São necessárias ações congruentes aos desígnios. É fundamental compreender que, na formação de cada cidadão bem como de um povo, a leitura é de máxima importância, representando um papel essencial, pois revela-se como uma das vias no processo de construção do conhecimento, como fonte de informação e formação cultural.
Ademais, ler é benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neuróbica. A atividade da leitura faz reforçar as conexões entre os neurônios. Para a mente, ainda não inventaram melhor exercício do que ler atentamente e refletir sobre o texto.
O ato de ler é um exercício de indagação, de reflexão crítica, de entendimento, de captação de símbolos e sinais, de mensagens, de conteúdo, de informações... É um exercício de intercâmbio, uma vez que possibilita relações intelectuais e potencializa outras. Permite-nos a formação dos nossos próprios conceitos, explicações e entendimentos sobre realidades, elementos e/ou fenômenos com os quais defrontamo-nos.
Em nossa escola, visando valorizar a importância da leitura estamos desenvolvendo o projeto "Eu Li e Recomendo" que terá o envolvimento dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do turno da manhã.
Conheça o nosso projeto que agora apresentamos. Depois sugira, critique, opine, elogie... Todo comentário será bem vindo!!!
PROJETO
EU LI E RECOMENDO!


Público alvo: Alunos dos 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do turno da manhã, da E.E.F. Dr. Stênio Dantas.
Período: Setembro a novembro de 2008.
Responsáveis: Profa. Francisca Nádia Fechine de Andrade, Prof. Laercio Genuino Mendonça e Profa. Rafaele Maria Ribeiro Duarte.
Justificativa: Ler é a possibilidade de ver o mundo com mais verdade, mais argúcia, mais nuances. Por tudo isso, também com mais encantamento. Encantamento que vem da própria percepção do poder da linguagem e mais especificamente da leitura na vida de cada um.
Efetivamente, pela linguagem se expressa; revela-se; relaciona-se com os outros e com o mundo. É-se humano pela linguagem; cria-se e constrói-se a sociedade; faz-se história. A LEITURA é parte importante desse universo criado pela linguagem. A leitura é, sobretudo, a compreensão do outro. Se se acredita nisso, é obrigatória a pergunta: QUAL O LUGAR DA LEITURA, NA ESCOLA HOJE? O QUE CABE À ESCOLA FAZER?
A emoção e o prazer da descoberta, sempre renovadas a cada nova leitura não poderia diminuir e muitas vezes acabar, pela forma como a escola desenvolve essas experiências. Em outras palavras: não pode-se deixar morrer o entusiasmo de descobrir também - e, com freqüência, sobretudo - pela leitura o que foi e o que é a história do homem; não deve-se permitir que se perca a alegria de DESCOBRIR O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA, não pode-se influir decisivamente para que a leitura seja descartada, ou quase, da vida dos educandos.
Como educadores, não podemos ver esgotadas as possibilidades de mudança desse cenário que ora nos é apresentado. Precisamos construir um país de leitores, uma ESCOLA QUE LÊ E INTERPRETA O MUNDO. Cabe-nos tentar recuperar o exercício cotidiano da boa leitura. Isto, de forma prazerosa, descortinando para os alunos as possibilidades dessa, como parte importante ao desenvolvimento da cidadania e do seu bem-estar no mundo. É nessa perspectiva que se justifica esse projeto.

Objetivos:
Geral: Despertar no aluno o sentido da leitura e o lugar que esta deve ocupar em sua vida.
Específicos: Descortinar para o aluno as possibilidades da leitura frente ao seu desenvolvimento psico-sócio-cultural; estimular a construção do hábito da leitura; e, fomentar o educando a enxergar o mundo através da leitura.

Metodologia: Possibilitar ao aluno a livre escolha (num primeiro momento), na biblioteca da escola ou em outras fontes, de um livro que deverá iniciá-lo no projeto; determinar um prazo para a leitura, sendo que após essa etapa, o aluno apresentará resultados da leitura realizada, socializando o conteúdo do livro escolhido, com a sua turma; estimular o envolvimento do leitor com a obra, a ponto de envolver ou ouvintes, quando do momento da apresentação do fichamento da leitura e da síntese; e, para o público extra-sala, será montado um painel com detalhes do livro lido e o grande desafio: INFORMAR SE RECOMENDA ou NÃO, a obra em pauta.
Avaliação: A avaliação se fará no e durante todo o processo, a começar pela apresentação do projeto, incentivo e orientação na escolha da obra literária e observância do desempenho e atuação de cada um, na execução das tarefas.