segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Com programação cultural e científica, Canal Virtual Educa é lançado na Net

Na manhã dessa segunda (29), entrou no ar o Canal Virtual Educa. Espécie de televisão pela internet que usa a tecnologia IP (Internet Protocol) e que vai ter sua programação voltada ao conhecimento educacional e científico. É um espaço destinado “àqueles que estão buscando por conhecimento”, afirma Fernando Moreira, diretor do projeto.

O canal é uma parceria da ONG Associação Virtual Educa Brasil com a IPTV-USP, e poderá ser acessado por qualquer computador com internet no site http://www.canalvirtualeduca.com.br/.


A ONG representa a iniciativa ibero-americana Virtual Educa, que realiza encontros para debater idéias sobre inovações na educação, tratando desde o plano tecnológico ao metodológico. Os encontros são locais (no Brasil e em outros países que possuem sedes ou representantes do Virtual Educa) e internacionais, na Espanha, com todos os países membros presentes.
Propostas debatidas no Brasil, como a promoção de educadores por mérito, cursos à distância e recursos digitais em aulas, por exemplo, são levadas ao encontro internacional. O Canal, que, para Moreira, vai ser um “espaço educacional e científico para a América Latina”, também vai transmitir os encontros.


O Virtual Educa tem o objetivo de juntar quatro setores sociais: as iniciativas privada, governamental, educacional e a sociedade organizada, que se encontram para realizar um intercâmbio de idéias. “A principal idéia é unir os atores para buscar novas ações”, diz Moreira.
Segundo ele, o espaço é principalmente direcionado a professores, pesquisadores e dirigentes escolares. “Não é um canal para ter muita audiência, é específico”, diz. “É um espaço que estava faltando”.


A inauguração do canal aconteceu com a exibição da abertura da décima-quinta Reunião Trienal da IAUP (sigla em inglês para Associação Internacional dos Reitores de Universidades), diretamente de Viña del Mar, no Chile. No evento, estará presente o professor Heitor Gurgulino de Souza, presidente da ONG Associação Virtual Educa Brasil.


A transmissão foi ao vivo e começou às 10 horas (horário de Brasília) em http://www.canalvirtualeduca.com.br/.