quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Em 2009 nossa escola criará a Com Vida - Comissão do Meio Ambiente e Qualidade de Vida
















A Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC - de forma integrada com o Ministério da Educação vem desenvolvendo importantes programas e ações visando o fortalecimento da Educação Ambiental nos sistemas de ensino e o atendimento as determinações da Política Nacional de Educação Ambiental – Lei nº 9.795/99, onde define:

A Educação Ambiental como “o processo por meio dos quais o individuo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (Artigo 1º, Lei Federal nº 9795, de 27/04/99).

A iniciativa de articular, mobilizar e fortalecer a Educação Ambiental na Escola consiste no estabelecimento de parcerias, fazer intercâmbio de experiências e manter o compromisso social de promover efetivas ações formativas para apoiar o trabalho realizado pelo educador, para melhorar o desempenho da escola, propiciando atitude responsável e comprometida com as questões socioambientais locais e globais com ênfase na participação social e no processo de ensino-aprendizagem.

Em 2009, nós que fazemos a E.E.F. Dr. Stênio Dantas criaremos a nossa Com Vida - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida com o objretivo de discutir idéias e promover ações que possibilite um intercâmbio possibilitando a melhoria da qualidade de vida do nosso corpo docente, discente e administrativo.

A construção desse espaço na escola será uma tentativa de favorecer a troca de idéias, facilitar o diálogo entre seus membros e comunidade em geral para que, juntos, possamos reunir propostas, projetos educacionais relacionados à temática ambiental, entre outras produções apresentadas em cursos, seminários e oficinas.

O ano que vem será o ano de arregassarmos as mangas ainda mais...

Olhe o trabalho aí gente!!!!!!

Alunos cearenses participam da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Fortaleza... E nós? Por que não estamos lá?


Mudanças ambientais globais que envolvem os quatro elementos: Terra; Água, Fogo e Ar. Esse é o tema da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Hotel Mar Belo (rua Eliseu Holanda, n° 20, Praia do Futuro). O evento reunirá 144 jovens de 11 a 14 anos das mais diversas regiões do Ceará.

A Conferência é um movimento voltado ao fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, propiciando uma atitude responsável e comprometida destas com as questões sócio-ambientais locais e globais.

Desse evento estadual sairão os 27 jovens que representarão o Ceará na etapa nacional, em Brasília, dos quais 24 alunos das escolas regulares e três alunos das escolas diferenciadas, sendo um de escola indígena, um de escola quilombola e outro de escola de área de assentamento.

Conforme a professora Hozana Magalhães, da Seduc, a Conferência corresponde a um processo seqüencial de encontros nos quais são debatidos os temas propostos, expondo diversos pontos de vista e deliberando coletivamente para a escolha de representantes que levam adiante as idéias que foram consensualizadas.

No Ceará, foram realizadas aproximadamente 2.200 Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas públicas, envolvendo cerca de 25.000 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral. Os participantes da Conferência Estadual foram eleitos por outros alunos nas 21 Conferências Regionais. Durante o processo, estes jovens fizeram uma reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações, que serão desenvolvidas em suas escolas, comunidades, municípios, estado e país.

Nós que fazemos a E.E.F. Dr. Stênio Dantas realizamos a nossa Conferência, as fotos mostram muito bem como tudo aconteceu. Vale a pena dar uma conferida!


Convidados para participar da Conferência Regional promovida pela 20ª CREDE - Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a nossa representante Bruna Nayara Silva Landim conseguiu o 3º Lugar Geral. Hoje, ao procurarmos a Secretaria de ducação do nosso Município para saber se já tinham recebido algum comunicado da 20ª CREDE informando a data, uma grande surpresa: a Secretária de Educação do nosso Município, Sra. Ana Cecília Araruna de Macedo e a Coordenadora do Meio Ambiente da Secretaria de Educação Maria Olímpia Arraes Rolim, simplesmente, sem se comunicar com os professores da Escola responsáveis pela III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente ou com o Núcleo Gestor, que a aluna não participaria da Conferência Estadual, que está sendo realizada em Fortaleza. Por quê? Será isso correto? Como fazer uma educação diferente? Como exigir participação de alunos e professores e um ensino de qualidade? O que dizer aos nossos alunos?

Segundo a Coordenadora, Sra. Maria Olímpia, a aluna tinha sido dispensada porque a Secretaria de Educação não dispunha de verba. Será? Por que não nos perguntou se tínhamos ou não dinheiro para as despesas de tal atividade e/ou se queríamos investir por nossa conta e risco ou não.

Estamos a espera de uma resposta oficial!

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Seduc divulga resultado da Seleção de Diretores das Escolas de Educação Profissional

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga as listas dos resultados da Seleção de Diretores das Escolas de Educação Profissional. A primeira lista é referente aos 294 candidatos aprovados na classificação geral, e a segunda lista corresponde aos 108 candidatos convocados para o curso da segunda fase do processo.

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro será realizado nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, das 8 às 18 horas, e o segundo nos dias 15 e 16 no mesmo horário. As aulas serão ministradas no Condomínio Espiritual Uirapuru - Casa de Retiro Nossa Senhora de Fátima - Auditório Madre Dias (av. Alberto Craveiro, 2222 - Bairro: Dias Macedo - Fortaleza – Ceará).

Os candidatos classificados na lista geral que não foram convocados para o curso no próximo dia 10, irão compor um banco de dados e poderão ser convocados a qualquer momento para a segunda fase do processo.

A prova de seleção de diretores das Escolas de Educação Profissional ocorreu no dia 30 de novembro e contou com um total de 2.569 inscritos.

Listas de classificação:
Classificação Geral
Convocados para a 2ª fase

Saiba mais sobre o deslocamento para o curso:
Ponto de referência do local: Próximo ao Estádio CastelãoÔnibus: Dias Macedo/Parangaba - saindo do terminal da ParangabaJosé Walter - saindo da Praça Coração de Jesus no CentroCastelão - saindo da Praça Coração de Jesus no Centro