quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Alunos cearenses participam da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente em Fortaleza... E nós? Por que não estamos lá?


Mudanças ambientais globais que envolvem os quatro elementos: Terra; Água, Fogo e Ar. Esse é o tema da I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Secretaria da Educação (Seduc), que ocorrerá nos dias 10 e 11 de dezembro, das 8 às 17 horas, no Hotel Mar Belo (rua Eliseu Holanda, n° 20, Praia do Futuro). O evento reunirá 144 jovens de 11 a 14 anos das mais diversas regiões do Ceará.

A Conferência é um movimento voltado ao fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades, propiciando uma atitude responsável e comprometida destas com as questões sócio-ambientais locais e globais.

Desse evento estadual sairão os 27 jovens que representarão o Ceará na etapa nacional, em Brasília, dos quais 24 alunos das escolas regulares e três alunos das escolas diferenciadas, sendo um de escola indígena, um de escola quilombola e outro de escola de área de assentamento.

Conforme a professora Hozana Magalhães, da Seduc, a Conferência corresponde a um processo seqüencial de encontros nos quais são debatidos os temas propostos, expondo diversos pontos de vista e deliberando coletivamente para a escolha de representantes que levam adiante as idéias que foram consensualizadas.

No Ceará, foram realizadas aproximadamente 2.200 Conferências pelo Meio Ambiente nas escolas públicas, envolvendo cerca de 25.000 pessoas, entre alunos, professores e comunidade em geral. Os participantes da Conferência Estadual foram eleitos por outros alunos nas 21 Conferências Regionais. Durante o processo, estes jovens fizeram uma reflexão conjunta sobre a melhoria da qualidade de vida, compartilhando idéias, assumindo responsabilidades e ações, que serão desenvolvidas em suas escolas, comunidades, municípios, estado e país.

Nós que fazemos a E.E.F. Dr. Stênio Dantas realizamos a nossa Conferência, as fotos mostram muito bem como tudo aconteceu. Vale a pena dar uma conferida!


Convidados para participar da Conferência Regional promovida pela 20ª CREDE - Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, a nossa representante Bruna Nayara Silva Landim conseguiu o 3º Lugar Geral. Hoje, ao procurarmos a Secretaria de ducação do nosso Município para saber se já tinham recebido algum comunicado da 20ª CREDE informando a data, uma grande surpresa: a Secretária de Educação do nosso Município, Sra. Ana Cecília Araruna de Macedo e a Coordenadora do Meio Ambiente da Secretaria de Educação Maria Olímpia Arraes Rolim, simplesmente, sem se comunicar com os professores da Escola responsáveis pela III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente ou com o Núcleo Gestor, que a aluna não participaria da Conferência Estadual, que está sendo realizada em Fortaleza. Por quê? Será isso correto? Como fazer uma educação diferente? Como exigir participação de alunos e professores e um ensino de qualidade? O que dizer aos nossos alunos?

Segundo a Coordenadora, Sra. Maria Olímpia, a aluna tinha sido dispensada porque a Secretaria de Educação não dispunha de verba. Será? Por que não nos perguntou se tínhamos ou não dinheiro para as despesas de tal atividade e/ou se queríamos investir por nossa conta e risco ou não.

Estamos a espera de uma resposta oficial!