sábado, 2 de outubro de 2010

Os nossos professores de Língua Portuguesa estão de vento em polpa produzindo com os alunos as atividades propostas pelo Programa Gestar II

O Gestar II é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial, destinado aos professores do 6º ao 9º anos (antigas 5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática. O programa é um conjunto de ações pedagógicas que incluem discussões sobre questões teórico-práticas, com o objetivo de colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Matemática e Língua Portuguesa; contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica; e permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em competências e habilidades.

Estão participando deste curso todos os professores pertencentes ao quadro da Secretaria Municipal de Educação de Missão Velha e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação.

Os nossos professores de Língua Portuguesa estão de vento em polpa na produção de suas atividades Avançano na Prática e os alunos estão cada dia mais interessados e participativos na podução das atividades, o que tem contribuido muito para o desenvolvimento sócio-educacional dos envolvidos no processo.

A formação do Gestar II compreende 300h/a (sendo 96 presenciais e 204 à distância) e está em sua fase final e, de acordo com a metodologia do programa, coube a cada professor-cursista estudar os conteúdos dos cadernos e desenvolver as atividades que lhes foram apresentadas; selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem; e colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.

O Ministério da Educação foi o responsável por elaborar as diretrizes e os critérios para a organização dos cursos, reproduzir e distribuir os materiais a serem utilizados na formação e formar os professores-formadores.