sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa 2012 da E.E.F. Dr. Stênio Dantas


OLIMPÍADAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2012


ESCOLA: E. E. F. Dr. STÊNIO DANTAS – INEP: 23166835


ALUNA: GISELLE FERNANDES BARBOSA
SÉRIE: 6º ANO - TURMA: “A”
PROFESSORA: MARIA LUCINEIDE MACÊDO SECUNDO
GÊNERO: POEMA


Minha cidade é bonita e bela
Lá o que não falta é festa
É festa de vaquejada e do padroeiro
No São João, é mais festivo

Não é só o que gosto de lá
É todo mundo do lugar.
Quando falo me emociono
Minha terrinha, meu lar

Lá todo mundo é feliz
Diferente da cidade grande
A paz reina e domina
A vida é calma e tranqüila.

Minha cidade pequena
Que tanto gosto de falar
Tu moras no meu coração
E no povo desse lugar.



ALUNA: TERESA D’ÁVILA CRUZ MATHIAS
SÉRIE: 8º ANO - TURMA: “A”
PROFESSORA: SANDRA MARIA AGOSTINHO DAS NEVES
GÊNERO: MEMÓRIAS
TÍTULO: MINHA INFÂNCIA

Eu lembro que minha infância era bem divertida. Geralmente, quando minha prima vinha à minha casa, nós costumávamos brincar de tudo um pouco, tipo: pula corda, futebol, vôlei, basquete, queimada, entre outras brincadeiras. Depois que nós terminávamos de brincar, minha mãe mandava a gente ir tomar banho para jantar. Quando terminávamos de jantar íamos assistir a programas na televisão ou ficar jogando no computador. Era muito bom quando minha prima vinha para minha casa; divertíamos muito.
Quando a gente ia dormir, era engraçado. Nós apagávamos as luzes do quarto e brincávamos muito. Gostávamos, também, dos fins de semana, pois geralmente viajávamos para lugares bem divertidos (parque, churrascaria, shopping...) em família. Isso acontecia aos sábados, porque no domingo a gente descansava.
Eu também gostava muito da época do Natal; além de ter coisas muito gostosas para comer, como peru, que eu acho essencial na ceia, a família ficava unida.
Minha infância também foi marcada pelos meus aniversários, que eram sempre bem divertidos. Um foi marcado por ser o mais especial. Foi feito um bolo, que tinha a foto dos “Rebeldes”. Eu tinha completado onze anos; agora estou com treze. Faz dois anos que esta festa aconteceu. Não foi marcada apenas por ter um bolo delicioso, mas por estar comigo pessoas que amo.

 

ALUNO: JOSÉ LUÍS SILVA SANTOS
SÉRIE: 9º ANO - TURMA: “A”
PROFESSOR: LAERCIO GENUINO MENDONÇA
GÊNERO: CRÔNICA
TÍTULO: UM DIA DE AULA TRÁGICO

          Aquele foi como um dia normal. Acordei atrasado, fui ao banheiro, escovei os dentes, tomei um banho e troquei a roupa. Logo depois, fui tomar café. Em seguida, peguei meus livros e fui à escola.
            No meu do caminho, encontrei meus amigos na praça da escola. Fomos conversar sobre assuntos da atualidade, entretanto não podíamos mais dialogar porque a professora logo nos chamava para começar a aula.
            Entramos, como sempre, porém nunca imaginaríamos o que logo iria acontecer. Um homem com semblante belo, robusto, não mostrava ser capaz de fazer tamanha atrocidade. Ele entrou armado, para vingar-se de um colega nosso que havia se envolvido com drogas. Num instante, ele mostrou aquele objeto tenebroso e sem pensar duas vezes, atirou para todos os lados e fugiu. Consegui me esconder sob a mesa, como muitos, mas outros, não conseguiram; estavam parados, intimidados e ameaçados  pelo medo.
            Neste clima de tensão, mesmo tremendo, levantei-me, passei um olhar pela sala, para todos os lados, e, de repente, me vi em prantos. Meu melhor amigo havia sido baleado; não sabia o que fazer; apenas deu-me vontade de chorar. Não sei de onde me veio forças para ir lá e ver se ele estava morto. Para minha surpresa, ele demonstrou sinal de vida. Sem demoras, liguei pedindo socorro.
            A ambulância chegou e realizou os primeiros procedimentos ali mesmo. Logo o levaram para o hospital mais próximo. Eu tive que o acompanhar, mas, confesso, com o coração na mão. Ao chegarmos lá, ele foi imediatamente para a sala de cirurgia. Horas depois, chega a notícia: “O paciente... O paciente está fora de perigo!”
            Ah Deus, como aquela notícia nos alegrou! Disse: Alegrou-nos. A escola toda já estava lá. Neste dia, descobrimos o real valor da amizade, pois quase perdemos um amigo.