sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O tempo de aprender é agora... Salas de EJA e a receita para tanto sucesso

Quem acha que há um tempo em que os estudos ficam para segundo plano porque está fora da faixa etária para a série que deveria cursar ou um pouco velho para voltar às aulas está completamente enganado. Principalmente quando a expectativa de vida do brasileiro cresceu para 71,7 anos, de acordo com dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Para se ter uma idéia, o primeiro levantamento desse tipo feito no país, em 1900, mostrava que o brasileiro vivia cerca de 30 anos, segundo o sociólogo e gerontólogo Antônio Jordão Netto, estudioso dos aspectos da velhice e coordenador dos cursos voltados para a terceira idade na Universidade Sant´Anna e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).

Hoje o Brasil tem aproximadamente 14 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com o maior número de pessoas idosas, com cerca de 35 milhões de adultos com 65 anos ou mais. Daí a necessidade de se criar, o mais rápido possível, políticas sociais que preparem a sociedade para essa realidade. É um público que tem pressa de aprender e carrega nas costas a experiência de vida. E são pessoas que estão se tornando assíduas nas salas de aula.

As instituições de ensino já têm se voltado para essa questão. As salas de aula de EJA – Educação de Jovens e Adultos têm sido cada vez mais procuradas. Na E.E.F. Dr. Stênio Dantas a experiência não tem sido diferente. Professores preparados e salas inclusivas é o segredo de tanto sucesso. Os projetos desenvolvidos pelas professoras em consonância com a equipe técnica da Secretaria de Educação de Missão Velha, CE tem sido a receita para tanto sucesso.

Essas pessoas buscam um reposicionamento total de suas carreiras. Portanto, as instituições precisam mexer na metodologia, na dinâmica de aula. No entanto, precisa-se ter a consciência de que não é viável colocar alunos na terceira idade com jovens com idade entre 15 e 25 anos, isto, porque elas não se adaptam e há conflitos. Em nossa escola trabalha-se, então, no formato de soluções para esses grupos mais velhos.

Durante as aulas da EJA são abordados temas atuais abordando o nosso município, a nossa região, o nosso Estado, o Brasil e o mundo, além de questões sociais. Na prática, os alunos fazem um trabalho de desenvolvimento do potencial individual de cada um por meio de atividades conjuntas (oficinas culturais), conscientização do exercício da cidadania e capacitação para a realização de ações sociais e comunitárias, participação em atividades extra-classe (palestras, visitas a museus e exposições, realização de pesquisas etc.).

Visite a nossa escola. Estamos de porta aberta para recebê-los! Qualquer dúvida, venha conversar conosco!!!