sexta-feira, 17 de outubro de 2008

VERDADES...

Ah! Não dá para ficar calado! Essa semana são tantas as comemorações... Eu fico recordando quando ainda era criança, até mesmo adolescente... Nós passamos semanas esperando por esta data, tudo era tão especial! O que será que mudou?

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.



A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.


Nós que hoje somos educadores, também somos ou fomos educandos... Eu, particularmente, sempre estou em busca, sempre estudando, acho que por isso os professores têm um lugar tão especial em minha vida e em meu coração! Emociono-me quando ao recordar momentos tão especiais... Uma coisa eu aprendi desde cedo: respeitá-los!


Aos meus queridos e eternos mestres o meu eterno agradecimento! Ainda hoje vive em mim suas lições.

Feliz dia dos Professores!