quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Portal disponibiliza quase 100 mil obras em texto, imagem, som e vídeo

"Uma biblioteca digital
é onde o passado encontra o presente
e cria o futuro".
A frase que define o portal www.dominiopublico.gov.br não poderia ser mais perfeita. O projeto do Ministério da Educação, lançado em novembro de 2004, disponibiliza gratuitamente acesso às obras literárias, artísticas e científicas - do patrimônio cultural brasileiro e universal - em forma de textos, sons, imagens e vídeos e em 16 idiomas além do português.

Recentemente um e-mail que circula pela internet trouxe a informação de que o portal acabaria por falta de acesso. Para esclarecer a questão, Marco Antonio Rodrigues, o atual coordenador responsável pelo projeto desmentiu a informação.
"Esse e-mail dizendo que o site vai acabar é mentiroso. É um spam que existe há dois anos. Já saíram notas oficiais do MEC desmentindo. A criação desse domínio foi do ministro da Educação Fernando Haddad, que na época era secretário executivo. A proposta dele era reunir esse material digitalizado e de livre acesso, mostrando conhecimento e oferecendo pesquisa." Disse Marco Antonio.
Marco Antonio falou ainda sobre a quantidade satisfatória de acessos que o Domínio Público possui, entretanto, relembra que a ideologia do portal é sempre crescer.

"O projeto teve pequenas alterações de layout quando teses e dissertações começaram a ser publicadas, são ao todo noventa mil arquivos disponibilizados. A quantidade de acessos é satisfatória e crescente e o portal tem crescido muito pela divulgação. A melhor forma de divulgação é o famoso "boca-a-boca" que nos gera mais de dois mil comentários no Fale Conosco e nós procuramos respondê-los individualmente".

Através de todas as formas de busca do portal, percebeu-se que pela opção "imagem" o arquivo atualmente mais acessado é a figura de Leonardo da Vinci, "A Adoração dos Magos", com quase 95.000 acessos. Pela forma "som" é o "Hino Nacional Brasileiro" com quase 170.000 acessos; pela forma texto "A Divina Comédia" de Dante Alighieri com quase 600.000 acessos e, por fim, em "vídeos" é "Do Sonho aos Ares" sobre Santos Dumont com quase 58.000 acessos.

No mês de agosto foram recebidas 766.948 visitas ao portal, o que mostra que o Domínio Público não está acabando, mas que ainda pode crescer. O tempo de "download" das obras é rápido e elas estão separadas de forma a otimizar a busca.

Domínio Público prepara homenagem

ao centenário de Machado de Assis

Em homenagem ao centenário da morte do escritor, o Ministério da Educação está lançando a obra completa do autor em formato digital. Um núcleo da Universidade Federal de Santa Catarina separou e revisou a obra completa do escritor em ordem cronológica. Ao todo são 243 arquivos, que incluem livros como Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Esaú e Jacó.

A versão digital das obras é resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público, do MEC, e o Núcleo de Pesquisa e Informática, Literatura e Lingüística (Nupill), da Universidade Federal de Santa Catarina.

Para facilitar o acesso ao acervo digital, será lançada também uma página na internet, na qual estarão disponíveis arquivos sobre o autor; teses e dissertações de autores contemporâneos de Machado de Assis; bibliografia, elaborada por Galante de Souza para a Revista do Livro, do Instituto Nacional do Livro, em 1958, além de um vídeo produzido pela TV Escola.

A página apresenta ainda uma relação de endereços eletrônicos que contêm material sobre o escritor e todo o conteúdo pode ser acessado através do site do www.dominiopublico.gov.br .