quinta-feira, 18 de setembro de 2008

A HISTÓRIA DE UMA ESCOLA SE CONSTRÓI COM GRANDES LÍDERES E COM UMA EQUIPE FORTE E DETERMINADA...

Companheiros do Núcleo Gestor, colegas professores, caros alunos, à vocês o nosso muito obrigado pela participação e apoio para a concretização do nosso projeto "CIDADANIA E DEMOCRACIA: CARACTÉRISTICAS DE UM GRANDE LÍDER!

Amanhã será o grande dia! O dia em que todo o nosso corpo discente estará escolhendo, através do voto direto, os seus líderes de sala. E, isto só será possível porque vocês nos apoiaram!


QUE OS LÍDERES ESCOLHIDOS NO DIA DE AMANHÃ POSSAM TRABALHAR POR UMA ESCOLA MELHOR!


Sucesso a todos!





Projeto: Cidadania e Democracia – Características de um grande líder!




Público alvo: Alunos dos 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental, dos turnos da manhã e da tarde, da E.E.F. Dr. Stênio Dantas.

Disciplinas: Educação Religiosa e Língua Portuguesa.

Interdisciplinaridade: História, Geografia, Estudos Regionais e Educação Artística.

Período: Setembro de 2008.

Responsável: Profa. Ana Paula M. Fechine

Co-Responsáveis: Profs. Francisca Nádia Fechine de Andrade e Laercio Genuino Mendonça.

Justificativa: Somos nós que construímos uma sociedade justa ou que acreditamos ser parte de uma sociedade injusta e desigual. A democracia pode ser entendida como uma forma de organização da sociedade, da escola, da igreja, entre outras, baseada em princípios éticos de liberdade, igualdade, diversidade, solidariedade e participação. Portanto, ela supõe a criação e o fortalecimento de um sujeito político coletivo que engloba homens e mulheres em seu papel de construtores da sociedade. Como educadores não podemos ver esgotadas as possibilidades de mudanças desse cenário que ora nos é apresentado. Precisamos construir um país onde os atores da democracia seja o cidadão, cujo papel é assumir e fazer cumprir deveres e direitos para o bem comum. Nossas ações, escolhas e atuações contribuem para definir o rumo da história do local onde vivemos e do mundo. É nessa perspectiva que se justifica esse projeto.

Objetivos:
Geral:
Refletir com o educando a importância a importância do bem comum, despertando assim a solidariedade e a responsabilidade da construção da democracia dentro da sala de aula, despertando no aluno a necessidade da escolha do líder de classe e do professor regente.
Específicos: Apresentar através da leitura de textos e discussões em sala de aula a importância da escolha através do voto para a vida em sociedade; identificar ações que possibilitem contribuição para o aprimoramento da democracia na escola; e, ações, características e habilidades que são inerentes a um grande líder; e, promover debates, mesa redonda e exposições de idéias, em salas de aula, sobre as vantagens, melhorias e contribuições para o desenvolvimento da escola com a escolha de representantes e regentes de sala;

Metodologia: Apresentação do projeto aos professores, na perspectiva de estimular a sua participação ativa; possibilitar ao aluno textos para o aprimoramento do tema a ser discutido; selecionar, de forma aleatória, um grupo de alunos protagonistas do 9º ano, para serem interlocutores do processo democrático da escolha de representantes; inscrições dos candidatos; confecção das cédulas eleitorais; e, escolha dos professores e alunos que farão parte da Comissão Eleitoral.

Material: Painel expositivo; pincel; lápis hidrocor (cores diversas); folha de papel cartolina; folha de papel madeira; folha de papel A4; caixas de papelão (para confecção das urnas eleitorais); revistas; e, jornais.

Avaliação: A avaliação se fará no e durante todo o processo, desde a sua apresentação aos docentes na Reunião de planejamento à posse dos líderes de sala, a partir da observância do desempenho e atuação de cada um, na execução das tarefas.

Cronograma de atividades: 06 de Setembro - Apresentação do projeto aos professores e incentivo à participação: Todos os professores motivados e divisão das equipes de trabalho. Elaboração de calendário em comum acordo com os professores: calendário com datas previstas para cada atividade. / 08 de Setembro - Preparação do painel da Democracia. Painel da Democracia exposto: Um convite à leitura / 08 a 12 de Setembro - Distribuição de alguns textos aos professores para ser desenvolvido em sala de aula; Desenvolvimento de atividades em sala de aula com os alunos; Alunos conscientes da importância do voto e da democracia para o exercício da cidadania. 15 a 18 de Setembro - Escolha e apresentação dos candidatos à comunidade escolar; Apresentação das propostas dos candidatos; Candidatos preparados para a disputa eleitoral. 19 de Setembro - Eleição para a escolha dos líderes de classe; Participação de todos os educandos, através do voto direto. 24 de Setembro - Reunião com o Núcleo Gestor para elaboração de um calendário de ações; Construção de um calendário de atividades.
26 de Setembro - Posse dos líderes eleitos. Apresentação a Comunidade escolar dos novos líderes de sala.


Profs. Ana Paula e Nadia Fechine e Laercio Mendonça.